O CÂNCER OCULAR é uma doença de difícil ocorrência, porém não tem boa evolução e pode afetar várias estuturas dos olho. Podem ser por metástases de outros tumores pelo corpo ou não. Os mais comuns são chamados de RETINOBLASTOMA E MELANOMA.

RETINOBLASTOMA
O retinoblastoma é o tumor maligno, que comumente acontece na infância. O sinal mais comum do retinoblastoma é o reflexo pupilar branco. Quando a luz do flash da câmera bate sobre os olhos e reflete o branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do tumor. O sucesso no tratamento depende da precocidade em que for diagnosticado, para isso pais e pediatra devem estar atentos.

MELANOMA
O melanoma ocular é o tumor que ocorre com maior freqüência em adultos homens ou mulheres, na idade entre 45 a 60 anos de idade. Pode ocorer em diferentes partes do globo ocular.

Sintomas podem ser o aparecimento de flashes de luz, perda da visão entre outros. O diagnóstico é realizado através de exames oftalmológicos que permitem o mapeamento da retina e a ultrassonografia.

Os tratamentos para ambos variam desde cirurgia, terapias com laser, quimioterapia e em casos mais graves com a remoção do globo ocular.