Dicas de Saúde - Oftalmologia

A boa visão

Para que a criança tenha um desenvolvimento normal da visão, são necessárias boas condições anatômicas e fisiológicas, além de estimulação luminosa.

Acidentes oculares DOMÉSTICOS

O OLHO HUMANO É UM ÓRGÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A VIDA, portanto protegê-los é nosso dever.

Alergia

Dicas para evitar ALERGIA OCULAR

Alimentos e suplementos no tratamento de olho seco

A saúde e a claridade óptica da córnea do ser humano são de grande importância, uma vez que o prejuízo em suas funções pode acarretar degradação ou perda de visão.

Câncer nos olhos

O CÂNCER OCULAR é uma doença de difícil ocorrência, porém não tem boa evolução e pode afetar várias estuturas dos olho.

Corpo Estranho

Este pode estar incrustado na córnea ou na conjutiva. ambos podem ocasionar dor intensa e infecção ocular.

Daltonismo

É uma doença que não tem cura nem tratamento. Também não tem relação com outras doenças oculares.

Diagnóstico diferencial de olho vermelho

Muitas oculares apresentam olho vermelho. A maioria é conjutivite (que geralmente é autolimitada), mas é preciso considerar outras doenças mais graves.

Fique de olho

Obviamente, está fora de questão deixar que seu filho enxergue com apenas um dos olhos.

Importância do exame oftalmológico

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o exame oftalmológico não serve apenas para receitar óculos, o exame oftalmológico completo inclui avaliação do nervo óptico

Inflamações mais comuns nas pálpebras

BLEFARITE: É uma inflamação de margem palpebral, mais frequentemente causada por estafilococo ou alergia.

Lentes de contato para correção de vista cansada

A PRESBIOPIA vem do grego presbus e significa homen velho.

No nascimento

No nascimento, como bebê só percebe a luz, nada vê além do preto e branco, ou seja, contrastes.

No útero só Luz

Com seis semanas, o embrião toma a forma humana. Seu rosto já se delineia e seus olhos, assim como o nariz, boca e orelhas, ganham contornos definitivos.

Perfuração do Globo Ocular

No atendimento de uma criança com olho traumatizado e com suspeita de ferimento perfurante ocular, deve-se executar os seguintes passos:

Procure o médico oftalmologista

No primeiro ano de vida, exames de vista estão previsto no roteiro pediátrico mensal.

Queimaduras

Podem ser: químicas, térmicas e elétrica.

Sinais iguais

O bom funcionamento desse sistema depende de informações visuais claras e precisas.

Uso de colírios na gestação

Muitos são os questionamentos de mulheres gestantes no consultório, pois sabe-se que durante a gravidez muitos medicamentos devem ser evitados.

Visão de Cores

Aos três meses, a visão do filho é de 100% à distância de um metro.